sexta-feira, 5 de abril de 2013

Beatriz ♥ Saramago

Memorial do ConventoDas pessoas que conheço, sou uma das excepções que adorou ler o Memorial do Convento. Para mim, foi a oportunidade de conhecer, finalmente, a escrita de Saramago, que tanto via defendida na minha família, mas que eu teimava em adiar para quando tivesse mais maturidade. Tenho dois livros autografados (As Pequenas Memórias, que já estou a terminar, e ainda outro, de que não recordo o nome, sendo o meu pai que o tem), mais uns quantos que fui adquirindo, esperando, um dia, ser capaz de valorizar tais obras. Portanto, foi a partir do Memorial que descobri Saramago e passei a adorá-lo. Desde a construção frásica, tão sui generis, até à narrativa das peripécias das personagens, passando pela caracterização destas últimas, o simbolismo inerente a tudo e a nada, a forma de criticar, tão subtilmente, a sociedade do século XVIII, fizeram-me render totalmente. Apesar de nenhum leitor, em princípio, se conseguir relacionar directamente com os protagonistas, Blimunda e Baltasar, é quase impossível não nos sentirmos atraídos pelo seu bom coração e pelo amor que nutrem um pelo outro. É impossível não nos rirmos de D. João V e da sua corte, não torcermos pelo padre Bartolomeu Lourenço, não simpatizarmos com o "Escarlate" e não termos pena da Infanta Maria Bárbara. Sumariamente, foi impossível não me crescer intensa e abruptamente uma vontade incontrolável de continuar a desbravar a bibliografia de Saramago.

4 comentários:

  1. também estou a ser das poucas pessoas que está a gostar do memorial. mas também eu já leio saramago há uns anos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena de só agora conseguir valorizar a obra de Saramago, mas todos nós temos de fazer o nosso crescimento literário passa a passo... fico feliz por ter "acordado", finalmente! :D

      Eliminar
  2. Eu amo Saramago. Será sempre um dos meus escritores favoritos de sempre!
    Mas concordo contigo, no meu 12º ano, dentro do grupo de pessoas que realmente leu o Memorial (cerca de 10% da turma) também fui a única que gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, tal como a maioria das pessoas (ex: eu), precisem de mais um tempo para "crescerem" literariamente, para que possam valorizar outros tipos de literatura!

      Eliminar